Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




domingo, 15 de fevereiro de 2009

São Paulo - por Vicenzo Raphaello

São Paulo
Triste cidade
mudaste
ou melhor te mudaram
Lembro-me da Avenida Paulista com o Trianon
do Parque Siqueira Campos
cujas matas explorava sem receio
Da casa antiga na Plínio Figueiredo
das andanças diárias para o Dante
que ficava não muito distante
São Paulo te mudaram
Sumiram os bondes que me levavam à Praça Ramos
E os prédios elegantemente franceses ao lado do Viaduto do Chá
debruçados sobre os jardins do Anhangabaú?
Sumiram também
trocados por torres modernas
marcando um vale estéril
onde sob o asfalto esconderam
o rio que por ali passava
Lembro-me da Avenida Rebouças
com dupla aleias de figueiras
no largo canteiro central
onde meu pai a cavalo me levava a passear
Lembro-me do sereno branco
que envolvia os postes ao anoitecer
Até teu clima mudaram
São Paulo dos camelôs achacados
dos fiscais achacadores
dos trombadinhas e trombadões
da polícia violenta
dos políticos trapaceiros
São Paulo dos pichadores porcalhões
até tua gente mudou
São Paulo maltratada
violentada
da tua memória saqueada
pouca coisa sobra
e se cuidado não houver
o pouco não vai sobrar.


PS. Não terei sido eu quem não mudou?
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Outro dia, numa reportagem, vi São Paulo vazia por causa das festas e, de repente, pude ver a cidade: não é tão apertada, não é tão confusa, pode ser até bonita... Coisa que a gente não percebe normalmente.
Até ver aquela reportagem, eu, que nunca visitei a cidade, tinha uma impressão muito ruim dela.
Sua poesia me fez lembrar desta versão inesperada de São Paulo que vi no telejornal.

Anônimo disse...

Ana
São Paulo é ótimo de se ver nos feriados e fins de semana.
A parte velha da cidade ainda guarda muita coisa para se ver.
Valhe a pena com olhar atento, passear na região do Mercado Central,Praça São Bento,Praça da Sé.
sds
Vicenzo

Anônimo disse...

Muito obrigada pelas dicas, Vicenzo!
Se um dia for a São Paulo, não vou me esquecer das palavras do meu cicerone virtual! rsrsrs