Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




terça-feira, 7 de setembro de 2021

VOCÊ SABE quais são as emoções humanas NORMAIS?

 


Você sabe o que suas emoções fazem por você? Todas as emoções são igualmente importantes e servem para te proteger de perigos, ameaças, ajudam a superar obstáculos, além de sinalizar sobre os seus valores.

Emoções são estados internos comuns a todos os seres humanos determinados por sensações, pensamentos e comportamentos.


TEXTO ORIGINAL EM LAILABRAGA.COM

Todo mundo tem as mesmas emoções, mas a intensidade delas vai variar por diversos motivos que podemos falar em outra situação. O importante de entender agora é que elas exercem uma função na nossa vida e na nossa sobrevivência.

É verdade que ninguém gosta de experimentar emoções desagradáveis como a tristeza, a raiva, o nojo e outras que nos fazem sentir mal. Por isso, acabamos classificando algumas emoções como inadequadas e entendemos que elas precisam ser eliminadas ou que não deveríamos senti-las.

Mas a verdade é que as emoções não são boas ou más. O que existem são emoções negativas ou positivas e todas elas têm um propósito.

Vamos de exemplos para fazer mais sentido?

A função da ALEGRIA é sinalizar que você alcançou alguma coisa. Ela te faz querer repetir situações e compartilhar com pessoas relevantes, por exemplo. Temos a tendência de acreditar que essa emoção (e as variações dela) é mais importante do que outras, mas alegria em excesso vira euforia, nos coloca em risco e a verdade é que ninguém é alegre o tempo todo.

Não gostamos muito da TRISTEZA por ser uma emoção desagradável, mas ela te ajuda a refletir sobre situações, atitudes, comportamentos e já parou para pensar o que seria da alegria, se você não ficasse triste as vezes?

O MEDO e a ANSIEDADE têm o papel mais claro na sua preservação física mesmo. São emoções fundamentais para te proteger dos riscos e ameaças à sua sobrevivência. Sem elas provavelmente você não estaria viva.

RAIVA (que também costumamos colocar em um polo negativo) tem o papel de te proteger das situações que considera injustas e abusivas. Ela diz muito sobre seus valores pessoais e como você se posiciona no mundo.

Em resumo? Nós somos orientados por nossas emoções.

Por não querer experienciar emoções negativas ou por não sabermos lidar com elas, temos o hábito de suprimi-las. Acontece que esse comportamento pode até ser benéfico e funcionar para algumas situações, mas quando usado de forma habitual, pode trazer uma série de prejuízos a sua saúde mental.

Os estudos mostram que pessoas com o hábito de suprimir emoções, reportam menor satisfação com a vida, com os relacionamento e maiores níveis de emoções negativas.

Do ponto de vista mais fisiológico, tentar suprimir emoções traz consequências desastrosas para o nosso organismo, afetando nossa imunidade e nos deixado mais propensos a contrair uma série de problemas de saúde.

Vários estudos apontam para uma associação entre a inibição da raiva, hipertensão e doença cardíaca, por exemplo.

Então...

Como você tem lidado com suas emoções? Consegue nomeá-las, reconhecê-las e entende quais gatilhos despertam quais emoções?

Se a resposta for “não”, é possível que você precise de ajuda e terapia é a melhor forma de lidar com isso.

No mais... Acompanhe os conteúdos por aqui. Sempre tem dicas práticas e simples para você começar a melhorar a forma como se sente.

Gostou? Compartilhe com um amigo que precisa ler sobre isso.