Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Brasília, um Lugar para se Morar - por Ana Maria Guimarães Ferreira

Brasília é considerada, hoje, uma das melhores cidades em qualidade de vida, para se morar. Realmente, morar em Brasília é ter coisas que contando, ninguém acredita.
As quadras (ruas em outras cidades) são arborizadas com árvores frutíferas e, assim, você tem um pomar na sua quadra: abacate, manga de diferentes espécies, jambo, jaca, limão, fruta do conde, jamelão, pequi e tantas outras. O brasiliense, acostumado com isso, não faz como em outras cidades, onde apedrejam as mangueiras. Todos podem pegar e comer, desde os limões até as jacas. Em outras quadras já encontrei manjericão, boldo, alecrim….
Aqui, a Orquestra Sinfônica apresenta-se gratuitamente no Teatro Nacional uma terça-feira de cada mês e, assim, você pode se deliciar de assistir a uma apresentação maravilhosa sem ônus. Isso é cultura! É uma cidade dedicada à cultura e ao esporte.
Ruas e mais ruas, quero dizer, quadras com lugares para se caminhar. Academias e Clubes em profusão. Avenidas enormes que ligam o Norte ao Sul. Uma freeway de dar inveja a qualquer gringo.
Mas tem a secura que racha os lábios e sangra o nariz… Mas tem um lago artificial mais lindo e maior do mundo…
Tem apartamentos enormes onde você se perde dentro. Mas são os imóveis mais caros do Brasil tanto para alugar como para comprar… surreal… Mas todos têm uma infra-estrutura notável.
O verde que te quero verde aqui é realidade. A nossa área verde é de causar vontade de qualquer um ser vivente, correr, morar aqui. Aqui a natureza se esparrama… Tem flamboyant, ipês coloridos e, mesmo com a secura, se chover uma gotinha, ela se vira e faz da gota um manancial que colore tudo e faz a grama ficar verdinha em instantes… Os ipês florescem e parecem quadros de pintores famosos.
Ah! Se não fosse isso e se tivesse uma praia... Ah… Ai, não ia dar para quem quisesse. Aí ela seria considerada a número um no mundo…
Brasília não tem um Cristo Redentor de braços abertos como o meu Rio de Janeiro, mas tem Anjos, ou melhor, tem Asas… Asa norte e asa sul…
Seus projetos arquitetônicos fazem qualquer estudante de arquitetura babar e ter arrepios.
E o trânsito? Perdoem-me os paulistas, mas aqui pedestre tem vez… Aqui você se sente no primeiro mundo. Atravessar a rua na faixa de pedestre sem sinal? Só esticando o braço ou, como diz a propaganda, “dê sinal de vida” e os carros param para você atravessar… Você se sente o Rei ou a Rainha. O trânsito para para você passar… Não gostamos de buzina por aqui e, assim, você só a ouve em condições especiais… para evitar um atropelamento ou uma batida.
A vida noturna tem seus barzinhos… não é como o Rio, pois não temos esquinas, mas tem muito barzinho animado…
Tem a alma mística Brasília. Você não escolhe morar aqui. Ela escolhe você! E esse misticismo te envolve.
Não tem praias, mas tem cachoeiras e nelas lavamos as nossas almas. O sol aqui parece que já chega alaranjado e deitado. É um por do sol maravilhoso, belíssimo.
Tem que conhecer Brasília para amá-la. Ela é como a mulher discreta que se mostra vagarosamente, que se deixa despir aos poucos, que se deixa admirar cautelosamente, que se deixa amar a contagotas para depois explodir como uma cascata de fogos e luzes e assim encantar a todos.
Eu, como carioca da gema, por ela me apaixonei. E tentei deixá-la, abandoná-la. Tentei traí-la voltando para o meu Rio de Janeiro. Mas não deu.
Bateu a saudade doída de sair e chegar sem medos, de ter onde estacionar, de visitar amigos e fazer amigos. E ela, com a alma doce, pacientemente me aguardou. Esperou o retorno da filha pródiga de braços abertos. Como não tinha Cristo, iluminou a Esplanada dos Ministérios e todo o Planalto se cobriu de luzes e de alegria…
Por isso eu digo: Brasília, a melhor cidade do Brasil, quem realmente te conhecer nunca mais vai lhe deixar…
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Comentário por Ana Maria Lopes — 11 fevereiro 2009 @ 12:46

Oi Ana Maria,
Li seu texto sobre Brasília. Também sou carioca de nascimento, mas Brasília seduziu minha alma. Concordo com sua paixão pela cidade. Lindo texto. Também tenho um blog - Poesia no Fim do Tunel ( http://blog.clickgratis.com.br/anamarialopes/
está aberto a colaborações. Você será bem-vinda! Abraços, Ana Maria lopes

Anônimo disse...

Ana Maria:
Devo ser sincera com você: fui a Brasília e, à exceção da magnífica obra de arte arquitetônica, detestei a cidade. As pessoas não são receptivas como no Rio, são altamente desconfiadas, a desigualdade social é gritante, o céu é muito baixo e opressor, o ar é parado, os ônibus eram algo indescritível...
Ainda bem que você com outros olhos e se sente bem! Eu não conseguiria morar em Brasília...