Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor - por Dan

......Só pode ser um bom professor aquela pessoa que também está disposta a aprender. Aquela pessoa que pesquisa, que vai atrás de novas experiências e de novos atrativos. Aquela que não tem preguiça de fazer cursos e sempre trazer novos desafios aos seus alunos. Aquela pessoa que os mantém entretidos nas aulas.
......O bom professor cresce com os alunos e aprende com eles, usa de todos os meios necessários para manter-se atualizado em relação ao progresso tecnológico. Com todo o progresso tecnológico dos últimos tempos é impossível ficar atrás, é impossível ignorá-lo, pois se corre o risco de ser engolido por ele.
......O verdadeiro professor defende seus alunos contra suas próprias influências, transfere o que sabe e aprende aquilo que ensina. Os alunos devem caminhar com suas próprias pernas, serem criativos para não serem dependentes de ninguém, nem mesmo do professor. Ao mestre cabe interagir com eles e manter sua autonomia. Neste sentido o professor não apenas ensina, mas elabora condições para que o aluno tenha capacidade de descobrir.
......O professor que instiga, pesquisa, induz, leva a deduções e descobrimentos, é querido pelos seus alunos. Este é o verdadeiro mestre. Em qualquer profissão é necessário estar atualizado. Com a carreira do magistério é a mesma coisa. O professor não é um sacerdote e sim um profissional que deve lutar por melhores condições de trabalho e salário, que deve lutar por um ensino melhor. O professor consciente não é aquele que põe medo nos alunos, mas sim aquele em que eles podem contar no seu processo de aprendizado e descoberta.
......Esse é o professor que deve ser homenageado no dia do professor, esse é o verdadeiro professor. O que não é apenas transmissor de verdades absolutas, mas aquele que junto com seus alunos as questiona. O que cultiva o amar, a amizade e o descobrimento com os alunos. O que é movido por impulso, por emoção e pela razão. Aquele que tem orgulho de ensinar e aprender. Aquele que não é apenas um passador de informações mortas e sim aquele que participa da construção de seres humanos.
......O dia do professor é para aquele que é lutador, enfrenta as agruras indo adiante, buscando sua autorrealização e a realização dos alunos. O dia do professor é para aquele que não só armazena o conhecer, mas que o divide com centenas. O dia do professor é para o guerreiro que consegue combater as suas agruras e de seus alunos, buscando a realização de ambos, atingindo a plenitude humana e suas potencialidades...



Visitem Dan
.

2 comentários:

josé roberto balestra disse...

Dan, adoro quando vejo um texto assim, cheio de otimismo, de votos de coragem aos caídos ou quase, de "me dá a mão, vamos subir!"...

Isso sim é ser professor de verdade, que sabe que seu valor e não se mistura aos conceitos que lhe apregoam por aí os que vivem de arco e flecha na mão contra a educação e os educadores. Tenho orgulho de tê-lo blogconhecido, Dan. Parabéns no seu dia tão especial! abs

Ana disse...

Dan, como acabei de "dizer" à Adir, ali em cima, os professores, hoje em dia, merecem mais que parabéns, pois convivem com uma realidade extremamente dura, difícil, agressiva demais, indiferente à educação, aos conselhos, à cultura, ao próprio progresso pessoal.
Belo texto.
Beijo.