Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




segunda-feira, 1 de junho de 2009

Coquinho no Arraial - por Ana

Eu recebi um convite
Pro Duelos’ Arraiá.
Eu fiquei maravilhada!
Mal conseguia esperar!

Seria a maior festança
Repleta de barraquinhas
(121, ao todo),
Concurso de Sinhazinha

(Ou então de Delegado),
Cadeia, música ao vivo,
Capela, litercafé,
Fogueira e desafios.

Chegado o grande dia,
Me arrumei, toda apressada,
Coloquei foi qualquer roupa,
De tanto que estava animada.

Nem pensei em me pintar,
Me esmerar no visual,
Só pensava em diversão
E encontrar com o pessoal.



A festa estava linda!
Diversidade sem par!
Barracas de todo Brasil
E também de Além-mar!

Havia trem colorido
Com maçãs em seda azul,
Guloseimas do Amapá
Ao Rio Grande do Sul.

Bolo inglês, de cogumelo,
Bolo-pudim e café,
Cookies, tortas, pão de queijo,
Pra família, picolé.

Vinha, da Terra do Nunca,
Chá quente com pedra de gelo.
Trouxeram garrafa de rum
(Bebiam pra ter argumento).

Barraquinha dos mais velhos:
Comida pastosa, sopinha,
Água mineral, café com leite,
Só dieta bem levinha.

Délicatesse: chá, biscoito,
Bala de coco, sorvete de limão...
Cheguei a ver pires finíssimos
Com flores pintadas à mão.

Na barraca natureba:
Berinjela refogada,
Alface, chuchu e vagem,
Várias frutas em cascata,

Muitas saladas cruas,
Macaxeira, água de coco,
Arroz branco ou com tomate,
Coisas pra quem come pouco.

Do Nordeste: feijoada,
Muita carne de fumeiro,
Tinha pirão de aipim
E até feijão tropeiro...

E cenoura com dendê,
Angu com lauta rabada,
Ensopado de jiló...
Gente... Sobrou foi nada!

Do Sudeste: strogonoff,
Suflê e carne ensopada,
Frango à parmegiana,
Linguiça frita, cachaça,

Farofa com ameixas secas,
Muito alho, sal, pimenta
Nos galetos temperados
Que nem todo mundo aguenta.

Maionese com presunto,
Mocotó, macarronada,
Camarão na moranga, rosbife,
Deliciosas empadas,

Três espécies de salsichas:
De frango, peru e porco,
Batata frita à vontade...
O povo aqui ficou louco!

Do Sul: almoços, jantares,
Churrasco ao ar livre, mesinhas,
Cerveja, salada russa,
Barris de chopp, farinha

E pão com alho na brasa,
Tinha coisa de montão!
Muito arroz de carreteiro,
Alguém tomando chimarrão...

Ainda havia a barraca
Que era só de sanduíche:
Mostarda, pimenta, ketchup,
Queijo, presunto e aliche;

Patês, os mais variados,
Na carne, no frango ou no peixe,
Muita maionese Hellman’s
No hambúrguer ou cachorro-quente.

Eram baitas sanduíches!
Deliciosos! Very good!
Pães altos, fofos, clarinhos...
Pros adeptos do fast food.

O buffet tinha refrescos,
Refrigerantes de cola,
Diversos fondants ornados
Com florezinhas cor-de-rosa,

Champagne, lindos pães doces
Recheados com aneizinhos,
Bacalhau e bacafá,
Chocolate bem quentinho.

Numa barraca extravagante
Peixe inédito-gororoba,
Lacraia e escorpião no palito,
Locusta para quem gosta.

Tinha gente vomitando,
Com marmita quem não é bobo,
Gente a viver de luz,
Gente com biscoito Globo.

Menino a mascar chiclé,
Um outro roía madeira...
Gente com sushi na bolsa...
Pedinte na maior choradeira...



De repente anunciaram
O resultado da votação.
Vencedora: Sinhazinha!
Não foi Delegado, não!

Daí então me toquei
Que eu estava concorrendo,
Mas nem me lembrava disso...
Só conversando e comendo...

Comentei com o pessoal
Que estava decepcionada
Com meu imenso descuido:
Não fiz propaganda nem nada...

Então apareceu, de repente,
Um moleque tri-abusado,
Chegou para mim e falou:
“Tô sabendo do babado!

Também, presta só atenção:
Sinhazinha é pra quem pode!
Você vem com este vestido
Cor de burro quando foge...”

Ouvindo estas palavras
Dei coquinho no fedelho,
Mas tinha razão, o pestinha:
Por que não vestivermelho?




Referências: “Coquinho no Matagal”, de Bruno D’Almeida;
todas as citações gastronômicas e relacionadas a festa junina no Duelos (posts, comentários e chat);
resultado da votação do melhor autor da 1ª quinzena de maio.
.

13 comentários:

alba disse...

Ana, SENSACIONAL!!! Verdadeiro trabalho de pesquisa destacando todos os textos do Duelos que falam de comidas com os mais variados e inesperados significados, do abstrato ao real, de autores mais ou menos chegados às guloseimas e ainda fazendo um passeio pelo Brasil com os seus pratos regionais; terminando com a sua sutileza característica e habitual. Muitíssimo bom! Parabéns!

Clarice A. disse...

Ana
Como você consegue isso? Não ficou nada de fora. Falar o que? Cada dia melhor, melhor e melhor. Ë o maior prazer habitar o Duelos onde você reina soberana, como disse a Alba: Senhora das Letras.
Um beijo
Clarice

Bruno D'Almeida disse...

Hei, ainda me homenageou com a resposta ao meu Poema Coquinho no Matagal! Amei seu texto, até meu almoço de domingo passado foi junto! adorei! parabéns, Ana, você é demais!

_Gio_ disse...

Genial! O negócio, por si só, já um "Os Lusíadas" caipira, de tão grande; não bastasse isso, ainda é mais: uma pesquisa, quase um documentário, de vários posts aqui na comunidade. Muito bom, parabéns!

vestivermelho disse...

amei ler essa maravilha...
abraços Ana...te curto de montão..

Alba disse...

Concordo com o Gio, é longo mesmo! E quando acaba dá uma pena... Queria mais versos. Muito bom!

Ana disse...

Alba:
Muito obrigada por seu comentário tão elogioso!
Beijos!

Ana disse...

Poxa, Clarice, assim você me deixa tão envergonhada que (como disse antes, num comentário bem antigo) tenho vontade de me esconder como um tatuí na areia... rsrs
Muitos obrigadas e beijos!

Ana disse...

Bruno:
Gostou do coquinho? Peguei emprestado... rsrs
Tem seu almoço e sua farinha que foi parar no churrasco dos pampas.
Obrigada pelo elogio!

Ana disse...

Gio:
Lusíadas? É comigo mesmo! O povo aqui sabe. (Por sinal, foi o primeiro livro que li.)
Quanto a "alguns posts", foi nada, minino! Pesquisei o Duelos inteiro (posts, comentários e chat) e não ficou nadinha de fora! Não podia desprestigiar ninguém. Até seus almoços e jantares do chat estão aí na barraca do Sul. Êta povo comilão!
Desta vez, o comprimento não foi assim minha tão grande culpa... rsrs
Beijos.

Ana disse...

vesti:
Que bom que você gostou...
Também gosto do que você escreve!
Quando vamos ter a continuação da blognovela "Chinelos Enamorados"?
Beijos mil!

Adir disse...

Ana, Como sempre, você está impagávelQ!
isso é uma verdadeira pérola. Vou repetir um milhão de vezes. VoCê é boa demais nisso e em se tratando de guloseimas, eu saboreei cada uma delas e no final estou com fome de muitas e muitas gracinhas assim.
Parabéns de montão!
Adir

Ana disse...

Ó, Adir! Que delícia de comentário! Tá sabendo que você patrocinou a maior parte do banquete, não é? Nem sei quantas estrofes pertencem à sua cozinha...
Muito obrigada mesmo!
Beijos!
:D