Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




domingo, 3 de maio de 2009

Troque suas Amizades por um Mp3 - por Bruno D’Almeida

O formato mp3 revolucionou a indústria fonográfica, por compactar arquivos e possibilitar sua reprodução em dispositivos portáteis, e também criou uma legião de pessoas com um fone nos ouvidos. Os agora jurássicos gravadores e tocadores de discos a laser eram uma prévia de que uma pessoa pode ouvir música enquanto estuda, trabalha, dorme, acorda, escova os dentes, namora, pensa, não pensa ou faz qualquer outra atividade. Somos agora um bando de pessoas conectadas com suas predileções musicais e desconectadas com as outras pessoas do mundo.

O mais bacana disso tudo é poder ouvir as músicas que quiser. Posso carregar toda obra do The Beatles no bolso. Isso é muito legal. Não tenho saudades daquelas fitas-cassete que desmagnetizavam e se partiam sem meu consentimento, estragando um presente que recebi com recomendações do tipo “coletânea de músicas românticas”. Não tenho saudades dos discos de vinil que empenavam e arranhavam. Eu ficava ouvindo Renato Russo repetindo “temos todo, temos todo, temos todo” até empurrar a agulha e completar a frase “tempo do mundo”. Nada de saudosismo.

O xis da questão é o individualismo que essa onda provoca. Temos a oportunidade de coexistir sem conviver com as pessoas. Eu não preciso saudar as pessoas ao entrar no elevador ou sair de casa, basta virar o rosto e acompanhar Roberto Carlos expressar sua rebeldia comedida e planejada em “se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer”.

Posso fingir que presto atenção no teorema de Pitágoras durante uma aula, com meus fones escondidos por uma jaqueta ou outro agasalho. O trabalho vira um módulo individual espacial, onde posso balançar a cabeça no vazio hermético da minha sala, sem precisar sequer cumprimentar meu colega. Se alguém quiser balbuciar duas palavras já acho que se trata de um tagarela em potencial. Estou até pensando em colocar uma plaquinha ao meu lado com os dizeres “cuidado, não dê comida aos animais”.

Vamos então lançar a campanha “Troque suas amizades por um mp3”. Temos várias frases de efeito altamente persuasivas: Não perca tempo com pessoas tão descartáveis e desimportantes na sua vida. Torne-se uma pessoa arredia, adote um comportamento estranho e anti-social. Pare de contemplar a beleza das coisas. Não faça amigos, você já tem toda companhia e ideologia de que precisa guardadas no seu tocador. Só fale com alguém depois de vários gritos de atenção ou quando alguém ficar sinalizando feito um palhaço na sua frente (não subentendam aqui nenhuma ofensa aos profissionais que trabalham no circo).

Eu que gosto tanto de falar, trocar idéias, fazer amizades, jogar conversa fora, namorar, viver e sei lá o quê, agora me vejo trancado no mundo da própria existência. Queria até pensar um pouco mais sobre isso e mudar minha vida, mas agora não dá. Não porque eu tenha vontade, isso até que não me falta, o problema é que estou aqui no trabalho ouvindo música e meu chefe está estourando suas cordas vocais de tanto me chamar. Tiro os fones do ouvido e ouço ser chamado de surdo, relapso, vagabundo e irresponsável. Já viram, vou ter que me explicar.



Visitem Bruno D’Almeida
Legião Urbana.

7 comentários:

Casé Uchôa disse...

De pleno acordo, Bruno.
E tenho dito.
Parabéns!

Leandro disse...

Olá shintoni, sou eu o Leandro do "soturna primavera", atendendo à sua solicitação visitei a página e devo dizer que gostei bastante. Tenho realmente intersse em participar, todavia, não entendi direito como faço pra enviar textos pra postagem ou se existem alguns temas predeterminados por exemplo. Se você puder peço que envie um e-mail para "orpheu999@hotmail.com" me explicando como proceder, desde já agradecido e parabéns pela iniciativa, realmente.

murilo andrade disse...

Caramba!!!
Fui eleito o melhor autor da primeira quinzena de abril com 43% dos votos e a votação acabou ao maior tempo e só agora que eu vi.
depois vou postar isso no meu blog.
contar pra minha mãe, amigos, parentes, pretendentes.
Agora não vão poder mais dizer que nunca fui eleito a nada.

murilo andrade disse...

depois mando informações para o perfil

Bruno D´Almeida disse...

Parabéns por ter sido o autor mais votado, Murilo! foi incrível como todos perceberam seu talento em apenas dois textos feitos em parceria com os colegas do blog. Quando postar um texto integralmente seu, aí com certeza não vai ter para mais ninguém!

Ana disse...

Bruno:
Adorei a crônica! Muito legal mesmo!

Quanto ao nosso autor do mês... Pois então não é?!... Tô besta até agora...

Abraço.

Bruno D'Almeida disse...

Pois é, Ana, acho que seria legal criar critérios para seleção, tipo uma quantidade mínima de textos próprios publicados, além de uma certa regularidade na publicação. Fica a sugestão.