Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




sábado, 25 de abril de 2009

Fernando Gabeira, Paulo Coelho e Dan Brown - por Kbçapoeta

Crepúsculo do Macho - Fernando Gabeira
O Código Da Vinci - Dan Brown
O Diário de um Mago - Paulo Coelho
O Que é Isso, Companheiro? - Fernando Gabeira


“Primeiro quero indicar ‘Crepúsculo do Macho’, de Fernando Gabeira. Excelente!

Farei um mea culpa sobre Paulo Coelho. ‘O Diário de um Mago’ é um livro bacana, Paulo Coelho relata sua experiência esotérica em Santiago de Compostella, terra de peregrinações de várias vertentes religiosas.
O livro revela alguns experimentos que o RAM, ordem esotérica a que Paulo Coelho pertencia na época, exceto o ritual da morte, que ele trocou por um exercício teatral.

‘Crepúsculo do Macho’, de Fernando Gabeira é, nitidamente, uma continuação de ‘O Que é Isso, Companheiro?’, onde Gabeira conta suas experiências em vários países durante o exílio.
Ex-guerrilheiro / jornalista / escritor / fotógrafo / deputado federal / defensor da maconha e agora candidato derrotado à prefeitura do Rio de Janeiro, apresenta ‘Crepúsculo do Macho’, onde ele percebe a derrocada da luta armada no Brasil, o ‘racha’ no MR8 que, após a morte de Lamarca, definhou e hoje é uma ala, não oficial, do PMDB.

Quando terminei esse livro, que é tão bom quanto ‘O Que é Isso, Companheiro?’, passei a respeitar o livro de Paulo Coelho. Claro que ‘O Diário de um Mago’ não deixa de ter uma linguagem simples e sem surpresas, o que ocorre na maioria de suas obras. O oposto de Gabeira.

‘O Código Da Vinci’, de Dan Brown, com a saga do melhor professor de simbologia e a mocinha bela, independente e predestinada pelo avô que fogem de vilões malvados, masoquistas e exímios estrategistas; a polícia francesa manipulada por integrantes da Opus Dei, achei muito clichê, mas a parte das artes, simbologias e rituais religiosos é perfeito e, na minha opinião, o que salva o livro.
Achei muito raso o enredo, como acontece em muitos livros do mago.

Mas na verdade eu não deveria ter comparado os dois, o estilo de um é bem diferente do outro. ‘O Diário de um Mago’ é uma autobiografia e ‘O Código Da Vinci’ é romance.
Pronto!
Mea culpa feito.


(Ana vai querer me enforcar. rsrsrsrs)

Abraço para a todos do Duelos.”
.
.
Resposta a “Paulo Coelho e Dan Brown”, de Ana.
.
.
E você? Que autores gostaria de comentar aqui?
.

Um comentário:

Ana disse...

Bem, Kbça, que tal sentarmos numa das mesinhas para uma conversa mais minuciosa?

Li 'Crepúsculo do Macho' também. É muito bom mesmo!
Mas 'O Que é Isto, Companheiro?' me marcou muito mais. Especialmente a passagem em que ele descreve o tiro que levou no pulmão quando estava tentando escalar o muro da casa-aparelho para fugir dos home. Muito bem narrado! Eu me senti lá com ele, ou melhor, lá, ele! Parecia que o tiro tinha sido em mim. E a passagem que dá título à obra é muito legal! O livro é demais! Além de ser um belo registro histórico.

Pô, Kbça! Fez de novo? Comparar Paulo Coelho e Fernando Gabeira? Cara! Agora doeu! O Gabeira se expressa de forma quase impecável, senão totalmente impecável! O cara sabe o que as palavras significam e as utiliza com propriedade! Adoro as entrevistas dele com aquela fala arrastada sonolenta e decidida. O cérebro dele é algo assim demais! O Paulo Coelho é triste! Olha só, aqui no Duelos a gente teve, há alguns dias, uma pequena amostra da irresponsabilidade linguística desta criatura inominável: 'Não há tragédia na vida, mas o inevitável.' Como assim???!!!! Tragédia É o inevitável!!!!!!! Vai abusar de nivelar por baixo o senso comum, a ignorância, assim, lá em Santiago de la Descompostella!!!!! Dá pra aguentar um troço desse? Vomitável!!!!
Bem, agora relendo sua explanação, devo confessar que não compreendi muito bem a relação entre o Gabeira e o Coelho... Mas vou deixar o dito como dito mesmo... Depois, se quiser, me corrige...

Quanto ao 'Código Da Vinci', concordo em tudo. Gostei exatamente por causa da simbologia e, também, da questão que é levantada. A história de mocinho e mocinha é pra lá de secundária.

Quanto à forca... não... enforcar não, que tu é um dos colaboradores mais fiéis e criativos do Duelos... Seria um baita desperdício! rsrs

O café, eu pago desta vez.