Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Machado de Assis: Não Leio e Não Gosto… - por Raquel Aiuendi

Machado machadeia minha paciência
com seu estilo lítero-implicância
respeitado dentro dessa ciência
tiro o chapéu, mas não leio
e, pra mim, essa minha ignorância
não faz diferença, eu creio.


E você? De que autor você não gosta?
.

3 comentários:

Anônimo disse...

Comentário por escrevinhadora (fatinha) — 6 fevereiro 2009 @ 20:26

Não gosto de Paulo Coelho. O único que li foi O Alquimista. Me obriguei a chegar até o fim. Mas fiquei com a impressão de que se trata de uma receita pronta pra fazer sucesso, sem consistência. Pseudo ajuto-ajuda. Não me agradou.

Anônimo disse...

Comentário por Ana — 12 fevereiro 2009 @ 14:25

Também não gosto de nenhum dos dois. Especialmente do Paulo Coelho, que não possui nada de literário. Argh!

Anônimo disse...

Comentário por Bruno D´Almeida — 12 fevereiro 2009 @ 14:58

Eu não gosto de Paulo Coelho, mas de Machado, eu amo!

Precisei exorcizar Machado dos traumas obrigatórios escolares. Lendo Memórias Póstumas de Brás Cubas, pela primeira vez passei a fazer digressões sérias sobre a hipocrisia humana. Um pessoa morta não deve nada a ninguém, pode falar o que quiser sem as máscaras da falsidade.

Eu acho ótimo também como ele consegue colocar Bentinho como um grande idiota, revelando a superioridade de Capitu. Para mim, o grande barato neste livro não é se Capitu o traiu, mas sim a grande incapacidade de Bentinho amar e aceitar o domínio de Capitu sobre ele.

O capítulo do primeiro beijo entre os dois é a sutileza mais latente: ela o domina, toma a iniciativa, eles se beijam loucamente, e ela ainda consegue se mostrar segura para mentir quando a mãe adentra a sala: Mamãe você viu o que este senhor cabeleireiro fez com meu cabelos? Isso!

E Bentinho, amuado, trôpego, arremessado no canto da parede, denunciando o que fez, percebe que Capitu é muito mais mulher do que ele é homem.

Adoro essa capacidade de Machado de criar personagens tão densos. Mas como disse: é necessário se afastar do trauma da escola e ler Machado com prazer.