Creative Commons License


Bem-vindo ao Duelos!
Valeu a visita!
Deixe seu comentário!
Um grande abraço a todos!
(Aviso: Os textos em amarelo pertencem à categoria
Eróticos.)




domingo, 20 de junho de 2021

O que NÃO TE FALARAM sobre AUTOCONHECIMENTO?

 

(VEJA MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE EM LAILABRAGA.COM)


O que é Autoconhecimento para você? Se sua resposta foi “é conhecer a si mesma” ou alguma variação disso, parabéns! Sua resposta foi igual a pelo menos 90% das pessoas.

E não pense que só por isso a resposta está errada. Autoconhecimento é isso mesmo: conhecer a si mesma, reconhecer qualidades e defeitos, compreender “quem eu sou”.

Autoconhecimento é uma expressão usada na psicologia para descrever as informações que uma pessoa tem ao descobrir a resposta para o tal do “quem sou eu?”. A habilidade de conhecer a si mesma é uma das mais importantes para o desenvolvimento pessoal em todas as áreas da vida.

Até aí, tudo bem. O problema é que existe hoje em dia uma ideia deturpada e genérica sendo difundida sobre autoconhecimento que merece nossa atenção.

O autoconhecimento tem a ver com sua essência como ser humano. Você reconhece os seus defeitos, qualidades, medos, talentos, crença e inclinações? Saberia dizer que sem pensar muito o que te motiva, te faz feliz e o que te da coragem para viver?

Ter autoconhecimento é saber os aspectos que precisam ser melhorados, potencializados e eu não discordo de nada disso, mas vamos ser realistas e ir um pouquinho mais a fundo aqui?

Esse discurso todo de “buscar um propósito”, “entender nossa missão” e tal... É muito bonito, mas esse monte de reflexões abstratas NÃO NOS DÁ RESPOSTAS! Na verdade, a tendência desse “autoconhecimento” é nos frustrar, porque parece que todo mundo consegue atingir ele, menos você.

Nós precisamos de autoconhecimento para traçar metas, objetivos, distinguir pessoas e situações. É legal a gente ter um propósito, praticar gratidão, fazer reflexões. Inclusive, recomendo essas práticas aos meus pacientes, mas acontece que isso sozinho não te da direção alguma sobre quem você é!

É legal reconhecer nossas qualidades, defeitos e outras características? É importante eu saber que eu gosto de corrida, que prefiro sorvete de flocos, mas pode ser de creme e que sorvete de chocolate nem é tão bom assim? Sim. É importante! Mas não é aí que está a verdadeira “chave do autoconhecimento” que tanto falam na internet.

Vamos entender logo de uma vez? Eu não sou estática, você também não, e o autoconhecimento, MENOS AINDA!

Você é uma AÇÃO! Isso mesmo: uma ação. Como assim? Você é o que escolhe FAZER. Não entendeu? Segue aqui...

Você descobriu seus gostos e preferências EXPERIMENTANDO! Sem agir no mundo, fica bem difícil saber o que realmente importa para nós. Autoconhecimento é movimento. É o processo de arregaçar as mangas e pôr em prática!

Uma das características principais do autoconhecimento é a possibilidade de você se enxergar de fato. É ter clareza sobre seus comportamentos e emoções diante das situações. E como a gente pode chegar lá? Testando, fazendo, experimentando. Não dá para saber se rúcula é bom ou ruim se eu não comer, não é?

E é justamente por isso que pessoas com pouco autoconhecimento podem ser incapazes de lidar com algumas situações e pessoas. Geralmente elas têm os níveis de estresse e ansiedade bem elevados e não possuem discernimento para promover comportamentos que façam bem para si mesmas ou para os outros.

O entendimento maior que precisamos ter sobre autoconhecimento é que ele exige PRÁTICA CONSTANTE de análises e reflexões, mas precisa de AÇÃO para ser concreta.


E sabe qual é a parte mais difícil do autoconhecimento? Admitir que tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO que acontece com você na vida adulta, é sua responsabilidade.


Ahh, mas isso não exclui a responsabilidade dos outros, tá? Só quero dizer que você deve FOCAR NA SUA RESPONSABILIDADE, porque é sobre ela que você tem controle 😉.

DICAS PRÁTICAS PARA TER MAIS AUTOCONHECIMENTO

AMADURECER não tem a ver com assumir responsabilidades práticas do dia-a-dia, isso se chama HABILIDADE.

1) ENTENDA O QUE É MATURIDADE:
Entenda que problemas e dificuldades não te fazem madura. Não importa quantos você teve! Sua “criança ferida” precisou sobreviver, mas isso não é sinal de maturidade.

2) APRENDA A SE RESPONSABILIZAR:
Entenda que a dor infantil te move na vida adulta, mas que cabe a VOCÊ decidir o que fazer com ela e bancar as suas escolhas. Adultos precisam se responsabilizar.

3) QUESTIONE SUAS ÁREAS DA VIDA:
Questione suas áreas da vida e veja qual precisa de um amadurecimento urgente. A partir daqui, dê o primeiro passo. Você é uma AÇÃO! Não se esqueça disso.

4) ESCREVA E AVALIE:
Experimente escrever os seus pensamentos e emoções, e avalia-los com o tempo. Seja sincera! Tente se lembrar que você está buscando o “eu sou...” e não o “eu deveria ser...”

5) FAÇA TERAPIA:
Psicoterapia é um dos melhores investimentos para ter autoconhecimento e assumir o protagonismo da sua vida. Já pensou em tentar? Pode ser o começo de uma vida nova.


Não espere o dia perfeito, o grande momento, o par ideal... Faça o que é possível ser feito agora! Comece a agir no mundo. Desde que não traga grandes prejuízos para si e para os outros, é errando que se aprende.

Assuma sua vida adulta com maturidade. Enquanto esse movimento não acontecer dentro de você, terá sempre uma criança ferida comandando seus padrões de comportamento.

Amadurecer é um processo que demanda direção e disposição. Você está disposto?